Decoração

4 itens para você ficar atento na hora de escolher seu apartamento

Por Nathalia Ruiz de Figueiredo – Arquiteta.

 A escolha de um novo imóvel sempre vem carregada de grandes expectativas para realizar aquele tão esperado sonho. E é claro, não queremos que nada saia errado, até porque são tantas coisas para pensar e planejar não é mesmo? Mas no meio de toda essa empolgação às vezes deixamos passar algumas pequenas coisas que são tão importantes e que podem nos deixar insatisfeitos com nosso tão esperado imóvel.

Esse post é voltado principalmente para quem quer adquirir um apartamento na planta, que é um ótimo investimento para conseguir preços melhores e maiores prazos para pagar. Mas nesse caso sempre podemos nos deparar com aquela surpresa inesperada, e aqui vão algumas dicas para você não se surpreender com elas.

Vista e insolação do seu apartamento.

Esse item pode parecer até bobagem, mas é muito frequente ao realizar uma compra na planta você não conseguir entender qual é a posição do seu apartamento, para qual vista ele esta voltado e principalmente se ele receberá sol ou não. Isso é tão importante que pode influenciar diretamente no valor do seu imóvel e na valorização do mesmo futuramente.

Aqui no Brasil, a direção que recebe mais sol é a orientação Norte, o que pode aquecer demais o ambiente e ser desconfortável em dias muito quentes, a orientação Sul não recebe sol o que também não é o ideal, pois o sol traz conforto térmico e deixa os ambientes mais salubres.  Dessa forma, podemos considerar que a melhor orientação para São Paulo, por exemplo, é a Leste que pega o sol nascente e a Oeste que pega o sol poente, as quais recebem sol, porém com uma intensidade moderada.

Priorize sempre os ambientes de longa permanência como dormitórios e salas com a maior incidência solar e cozinhas e serviços com a menor insolação. Se você tiver dificuldades em entender qual é a posição, pergunte para o corretor, os stands que possuem maquetes físicas também ajudam no seu entendimento.

 

Sistema construtivo das paredes.

Esse item é tão essencial, mas muitas pessoas dão pouca importância. A forma de construção do seu imóvel pode afetar diretamente seu conforto acústico e principalmente restringir alguns desejos de reforma e alteração da planta no futuro.

Os tipos mais comuns são:

– Alvenaria de vedação: Essa alvenaria é a mais convencional, podendo ser em bloco cerâmico ou de concreto. Sua função é de dividir os ambientes e fazer o fechamento externo do edifício como um todo, não tendo função na estrutura do edifício, permite maior flexibilidade na modificação da planta após a construção.

– Alvenaria estrutural: Muito utilizada pela sua praticidade e rapidez nas obras, esse tipo de alvenaria além de ter a função de dividir os ambientes e vedar o edifício, ela também é a estrutura da edificação. Nesse caso a compartimentação do edifício fica restrita, não podendo remover paredes internas em reformas e readequações.

– Drywall: O drywall já é muito popular no Brasil, é uma parede com um sistema de placas de gesso acartonado parafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. Usadas normalmente para divisões internas das edificações, podem ter um ótimo desempenho acústico quando utilizado mantas em seu interior, permitem boa flexibilidade do layout em caso de reformas posteriores.

Sistema de aquecimento de água.

O tipo de sistema de aquecimento de água é algo que precisa ser bem esclarecidos na hora da compra do imóvel e servem para a sua avaliação na hora de fechar a compra.

Os sistemas de aquecimento mais comuns são os à gás e o solar. O aquecimento a gás é feito por meio de um aquecedor que fica dentro do apartamento e terá que ser adquirido por você futuramente, a construtora deverá deixar os pontos para a instalação do mesmo. O aquecimento solar é feito por placas fotovoltaicas que são geralmente instaladas na cobertura do edifício que fazem parte de um sistema para o aquecimento e armazenamento da água, formando uma central de aquecimento. Com esse sistema não será necessário que você adquira equipamentos de aquecimento individualizado. Esses dois tipos são os mais utilizados e até mesmo o bom e velho chuveiro elétrico, mas pode haver sistemas específicos que não são tão usuais, a dica é ficar atento para não se surpreender na entrega.

Atenção aos detalhes…

E para finalizar, essa dica é sempre boa e infalível… Atenção ao detalhes! Os apartamentos decorados costumam nos encantar e nos fazem esquecer algumas coisas, mas sempre preste atenção nas aberturas das portas, nos tamanhos dos armários, nos acabamentos que serão entregues pela construtora, no layout proposto e se tudo isso ira atender a sua expectativa e necessidade. Conte sempre com a ajuda de um profissional, caso necessário para avaliar e te ajudar na sua escolha.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado, se você gostou curta e compartilhe com seus amigos, isso poderá ajudar outras pessoas também.

Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que agente responde!

Você tem algum assunto que gostaria de saber mais? Comente aqui embaixo e nos faremos um post relacionado para te ajudar!